Tudo sobre manjericão

O manjericão é uma das ervas mais populares usadas na culinária hoje. É uma erva muito versátil, e é usada nas cozinhas italiana, tailandesa e vietnamita, entre muitas outras.

Tem um sabor quente, aromático, mas suave, com um toque de anis picante. É sabido que combina muito bem com tomates, onde pode ser servido cru em saladas, como o clássico Caprese italiano, ou cozido em um rico molho de tomate para massas ou outros pratos quentes.

O manjericão também é popular como o principal ingrediente do molho pesto (conhecido como pistou na França), que é feito batendo folhas de manjericão fresco com pinhões, azeite, queijo parmesão e alho para produzir o distinto molho verde espesso tão frequentemente usado com espaguete ou como condimento de imersão.

Como a maioria das ervas, o manjericão está amplamente disponível em formas frescas e secas. Novamente, como a maioria das ervas, a versão fresca é geralmente considerada superior. Se você encontrar um suprimento barato e abundante da erva fresca, você pode secá-la lentamente em um forno muito baixo antes de esfarelar e armazenar em potes herméticos. Esse método de preservá-lo custa muito em termos de sabor, e uma opção melhor é triturar as folhas e congelar em cubos de gelo, que podem ser descartados do congelado diretamente na receita que você está cozinhando.

O manjericão pode ser bastante caro para comprar na forma fresca, por isso, se você se tornar um fã da erva, pode tentar cultivá-la - é muito mais barato assim, e você também pode garantir que as folhas que você está usando sejam o mais fresco possível! É também uma das ervas mais fáceis de cultivar e por isso é ideal para iniciantes.

O manjericão é nativo de climas quentes e, portanto, precisa ser plantado em um local ensolarado e protegido para florescer. Se você tem um pátio ou terraço com uma parede voltada para o sul, semear em um vaso é o ideal. É ainda melhor se você puder cultivá-lo perto de sua cozinha para facilitar a colheita sempre que precisar!

Deixado a si mesmo, o manjericão tenderá a se transformar em uma planta alta, fina e de aparência mesquinha, com poucas folhas comestíveis. Você pode encorajar um crescimento mais volumoso 'beliscando' a planta à medida que ela cresce, removendo as folhas jovens superiores para estimular um crescimento mais lateral. Colher a erva regularmente também estimulará um crescimento mais vigoroso.

O manjericão é um ano tenro e morre rapidamente no tempo frio. Você pode prolongar sua vida trazendo-a para dentro de casa ao primeiro sinal de uma onda de frio, ou pode semear uma sucessão de novas plantas dentro de casa para um suprimento durante todo o ano.

Embora seja principalmente uma erva culinária, o manjericão tem algumas propriedades anti-sépticas menores, mas não é amplamente utilizado medicinalmente pelos herbalistas. No entanto, é um membro da família mais ampla de ervas da hortelã e, em comum com seus parentes, é considerado um bom auxílio digestivo.

Existem muitas variedades de manjericão disponíveis, mas os mais populares são o tipo Genovese, que dá o sabor e aroma típicos italianos autênticos, e o manjericão 'sagrado' de folhas roxas, que é usado com mais frequência na culinária asiática.

Seja qual for a variedade que você escolher, e se você decidir comprá-la ou cultivá-la, o manjericão é um deleite para os seus sentidos e um ótimo complemento para sua caixa de ferramentas culinárias.